top of page
Posts Em Destaque
Posts Recentes

OS CINCO ELEMENTOS O FOGO, O AR, O ÉTER, A TERRA E A ÁGUA

Os antigos tinham uma concepção do mundo como o produto de cinco forças arquetípicas: o Fogo, o ar, o Éter, a Terra e a Água. Toda a energia na natureza é sintonizada com essas cinco harmonias de ressonância.Toda vibração na criação é sustentada por sua harmonia com essas forças universais, os elementos mantêm cinco fases de materialização, toda a energia na natureza radia para fora a partir do centro, descendo do espírito para a matéria no modelo quântico por meio das cinco fases de materialização.A potência da emanação cai quando a energia se move para longe do centro, o campo interior ressoa com o núcleo do Éter, o centro etéreo.O primeiro campo que desce do Éter nesse ciclo de fases predomina em Ar, a fase seguinte radia para fora como a harmonia do Fogo; depois para a Água, uma força centrípeta. Finalmente, na fase da Terra, o campo é puxado de volta para o vórtice no centro para outro ciclo.A criação é tecida a partir das energias dos cinco elementos como: Éter (espaço), Ar (gás), Fogo (calor), Água (líquido) e Terra (sólido). Nossos sentidos formam o tecido de nossa experiência através da sintonização com essas notas principais da natureza.Cada campo energético é feito de limites (Terra), um meio para a vida (Água), energia operante direcionada (Fogo) e feedback inteligente (Ar), em um espaço totalmente harmonizado (Éter). Os elementos estão por trás de nossos processos mentais, emocionais e físicos.Cada fenômeno no plano físico é feito de todos os elementos, mas uma nota principal elemental de ressonância predomina e dá à forma suas qualidades distintas.

O POLEGAR ELEMENTO FOGO: O elemento fogo é ligado ao chakra do plexo solar e ao simbolo Hn sha Ze Sho Nen, responsável pelas nossas ligações com os outros, predominância do Fogo (músculos e órgãos assimilativos). O calor e as energias calóricas são mantidos por uma freqüência de vibração que chamamos de Fogo, esse padrão elétrico de energia predomina nos campos de força que manifestam calor e direciona a energia em nossos órgãos vitais e na musculatura.

O Fogo rege a energia direcionada no corpo,expressa o propósito, a inteligência, a força de vontade, a motivação, o desejo e a excitação da criação é a força motriz da vitalidade n corpo, radia através do corpo partir de seu centro no umbílico para definir o corpo da parte frontal à posterior de dentro para fora.É a energia centrífuga centrada em nosso plexo solar, localizado entre o diafragma e o umbigo, rege nosso mesoderma, os órgãos internos, os processos do metabolismo e nossa musculatura.Em uma perspectiva astrológica, o Fogo, energia direcionada, rege a cabeça, como visão, intenção, foco e concentração (positivo, Aries), rege o plexo solar e o coração, como calor, motivação, vitalidade, força de vontade e entusiasmo (neutro, Leão), rege as coxas como propósito, o poder de se mover no mundo, de se importar com as coisas e assumir responsabilidade (negativo, Sagitário).

Conta-nos a lenda do Reiki, que após a experiência no Monte Kurama, Mikao Usui saiu em peregrinação por todo o Japão carregando uma tocha de fogo em plena luz do dia, a fim das pessoas a participarem nas suas palestras sobre o Reiki. O fogo é energia calórica, luz, vida e força e se faz presente na maioria das religiões e rituais, representado pela chama das velas ou pela combustão de outros materiais inflamáveis como a parafina liquida, madeira, carvão ou gás. As salamandras, como são chamados os elementos do fogo, atuam com sua força energética e espiritual através das chamas, das labaredas e do calor. Não é dificil estabelecer contacto visual com essa energia, olhando para uma chama e observando as faíscas, formas e luzes, ao seu redor. O contacto direto é impossível devido às altas temperaturas dos locais onde se manifestam. Uma chama acesa na sala de reiki não só fornece fluidos como dá uma sensação de tranquilidade. Energéticamente é muito importante para purificar e queimar miasmas e transmutar energias negativas.

O INDICADOR ELEMENTO AR: O ar é energia volátil, predominância do Ar (sistema nervoso); o fio condutor que nos une a tudo. O chacra ligado ao elemento ar é o cardíaco e sua correlação se faz com o símbolo Dai Koo Myo. O ar é responsável pela oxigenação do organismo é o mais importante no processo pelo fato de toda a energia terapêutica, inclusive a do Reiki, ser antes de mais nada uma energia de amor. O chakra do coração está ligado ao timo, que por sua vez, responde pelo sistema imunológico. Encontramos aí uma profunda ligação entre o elemento ar e a saúde. A qualidade de estar de acordo com lei e a profunda harmonia e integração de todo o movimento na criação são expressas no campo de força chamado elemento Ar, nosso sistema nervoso ressoa com a nota principal do Ar.

A energia que absorvemos através do elemento ar é o prana, uma das mais fantásticas forças da natureza, fonte de energia vital, um verdadeiro alimento para nossa vida, daí a grande ênfase que damos à respiração, que é uma das funções automáticas do nosso corpo. Entretanto, o processo é afetado quando ficamos tristes, preocupados etc .... A respiração se torna mais lenta, retardando o fluxo do oxigénio e prana no organismo.

O Ar é a primeira aura de emanação do centro etéreo, descendo do Éter através da fase de alongamento da inalação, sustenta os ritmos fundamentais que sintonizam o corpo com as forças do Cosmos, regula o movimento como expressão da harmonia da natureza e do universo.

As correntes transversais de energia, que partem da coroa da cabeça em um movimento espiral e se movem para leste e oeste em volta da superfície do corpo, agindo como mecanismos sensórios e de feedback, têm o Ar como elemento predominante.

O Ar define o corpo de lado a lado, unindo a periferia dos campos de energia com o centro, governa o movimento e sustenta a harmonia dos ciclos que sintonizam toda a vibração no corpo com a fonte única, rege as batidas do coração, os pulmões, a respiração e a peristalse através do corpo.

A cavidade torácica, morada da vida fundamental do ritmo da respiração, é o centro da harmonia do Ar no corpo. rege a coluna vertebral, os ombros e braços (positivo, Gêmeos), o diafragma e os rins (neutro, Libra) e os tornozelos (negativo, Aquário), rege nosso sentido de movimento por meio do toque, os desejos e as aversões que nos movem na vida; a agilidade da mente, a flexibilidade das articulações e os ritmos da respiração da vida. O Ar é uma força neutra de equilíbrio entre as polaridades centrífuga e centrípeta do Fogo e Água, cuja inteligência viva harmonia o corpo com a Fonte. Um toque sua de quietude ativa essa nota principal vibração sáttvico.

Aquilo que deveria funcionar em nosso organismo sem ser sentido ou percebido acaba ficando cansativo e difícil, um organismo oxigenado se reflete em mente pura, saudável, em harmonia. Através da respiração, unimos nossos corpos fisico e astral, para que essa união seja plena, é preciso que captemos o prana no ar e que essa energia seja devidamente redestribuida pelo sangue dentro de nosso corpo físico, atingindo cada uma das células do organismo.

Para uma boa respiração, devemos buscar a consciência de que é pelo nariz (ligado ao corpo mental) que o ar deve ser inspirado, pelo nariz filtramos, aquecemos e umidificamos o ar; os nadis de absorção de prana estão conectados às narinas. A expiração pode ser eita pela boca (ligada ao corpo emocional) mentalizando-se, na medida do possível, a purificação e saída de todos os bloqueios emocionais.

O MÉDIO ELEMENTO ÉTER: Para que o reikiano entenda este importante elemento, começo analisando o átomo mais simples que conhecemos, que é o hidrogénio. Se aumentarmos o núcleo desse átomo para o tamanho de um milímetro de diâmetro, o único eléctron que o integra estará girando a uma distancia aproximadamente de cem metros, ou seja, cem mil vezes. O espaço sólido é vazio, só que não percebemos isso com nossos limitados olhos.

O Éter é o espaço onde a energia flui livremente sem obstrução, cria um recipiente que limita e define o espaço total no qual os elementos passam por ciclos. Quando o Éter está em equilíbrio, existe uma sensação de liberdade e espaço psíquico.

Pelo espaço, hipoteticamente vácuo, se propagam as ondas electromagnéticas, ocupadas pelo mais sutil dos cinco elementos: o éter é o que menos se manifesta, pois essa canalização requer buscas internas muito fortes e profundas, sendo através dele que podemos entrar em sintonia com a Grande Unidade, é a representação do Pai, do Omnipotente e de todos os seres espirituais que estão entre Deus e o ser humano.

Fazem parte da energia do éter os mestres ascencionados, os anjos e nossa própria mente, dentro de uma vibração harmónica superior, na hierarquia espiritual, acima dos anjos estão os arcanjos e em seguida os mestres ascencionados, que estiveram em nosso mundo e por seus trabalhos de luz ascenderam a planos superiores. Há 2000 anos, o Mestre Jesus nos deixou a mensagem: " eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" Dentro do elemento éter vamos encontrar, então, o grande poder dos mestres ascencionados dos Sete Raios, como El Morya, Lanto, Confucio, Veneziano, Rowena, Seraphis Bey, Palas Athena, Hilarion, Jesus, Nada e Saint Germain. A melhor maneira de que dispomos para acessar esse elemento, numa sessão de Reiki, é através da oração.

O ANELAR

O ELEMENTO TERRA:

Por toda a natureza, o fenómeno da solidez predominância da Terra (ossos e órgãos de eliminação), é sustentado por um padrão de energia que chamamos de Terra, funciona como a frequência ressonante que predomina nos campos da força fenomenal com uma qualidade de solidez como os ossos em nosso corpo.

A Terra, que rege nas fronteiras do campo energético, mantém limites e predomina no cólon, que cria uma fronteira entre aquilo que sustenta a vida e aquilo que deve ser eliminado. A Terra rege a eliminação e a conclusão.

O MINDINHO

O elemento Água

A Água é a fase em que a consciência se precipita em solidez substancial, predominância da Água (tendões e trato urogenital); é o meio da vida, caracterizada pelo espectro centrípeto da receptividade, materialização, resistência, inércia e cristalização em forma.

A Água ressoa com o arco tamásico, contraente e descendente, que sempre flui para baixo como os campos negativos do corpo, a força magnética da Água rege a atração, a coesão e o amor, rege o processo de dar e receber amor e sustento, conectando-nos com a vida ao nosso redor.

A Água é a fase em que a consciência se precipita em solidez substancial, é o meio da vida, caracterizada pelo espectro centrípeto da receptividade, materialização, resistência, inércia e cristalização em forma e ressoa com o arco tamásico, contraente e descendente, que sempre flui para baixo como os campos negativos do corpo.

A força magnética da Água rege a atração, a coesão e o amor, rege o processo de dar e receber amor e sustento, conectando-nos com a vida ao nosso redor, predomina na cavidade pélvica. Como a Água rege a forma, as questões de reprodução e género são centradas nesse nível de vibração, rege os ciclos de renovação, purificação e eliminação no corpo.

No corpo como um todo, o campo positivo da Água é o peito (Câncer), o campo neutro é a pélvis (Escorpião), e o campo negativo, os pés (Peixes), predomina na cavidade pélvica, libera a tensão crônica e as emoções não- expressas e restaura a eliminação saudável. A tarefa do terapeuta da Polaridade é religar a energia à Fonte, rege a forma, as questões de reprodução e género são centradas nesse nível de vibração, rege os ciclos de renovação, purificação e eliminação no corpo.

No corpo como um todo, o campo positivo da Água é o peito (Câncer), o campo neutro é a pélvis (Escorpião), e o campo negativo, os pés (Peixes).

A Água incorpora o meio líquido e os ciclos que purificam e sustentam a vida, tais como o sangue que flui nas veias ou os rios que correm para o oceano, a Água, que sempre flui para baixo, para dentro da Terra, levando embora as impurezas, rege os processos de limpeza da bexiga e da linfa.

A vida se agita! Tudo na criação vibra. A característica fundamental da vibração é que ela sempre existe como uma expressão dos ciclos. Tudo na natureza é uma expressão dos ciclos: nascimento e morte; verão e inverno; noite e dia; inspiração e expiração, a expansão e a contração, empurrar e puxar, construir e limpar, ativo e receptivo, elétrico e magnético, masculino e feminino, ácido e alcalino, positivo e negativo, espírito e matéria.

Essa dinâmica é mais conhecida como Yin e Yang, e a interação dessas forças na totalidade é conhecida como Tao. Os orientais chamam isso de “o supremo princípio” e “as duas mãos de Deus”.

Todos os fenómenos são feitos desses cinco arquétipos de vibração: o limite da Terra, o meio da Água, a energia diretiva do Fogo; e o movimento organizador legal do Ar no espaço do Éter.

Como um aparelho de TV que está sintonizado em um canal específico de vibração, nossos sentidos e nossa mente estão afinados com as frequências elementais de vibração e criam nossa experiência por intermédio dessa sintonia.

Os elementos são os seres arquetípicos cuja Inteligência Criadora e vontade são subjacentes à manifestação. O trabalho com essas cinco forças transpessoais é uma base da Terapia da Polaridade. E importante que os terapeutas mantenham um relacionamento inteligente e respeitoso com esses ancestrais.

Os chakras funcionam como núcleo dos campos elementais de energia. Cada chacra mantém uma corrente que flui para fora, para funcionar no corpo, e que depois retorna ao chacra, a energia flui através do corpo como as correntes de linha longa que governam os cinco sentidos e regem os processos fisiológicos.

Namasté.


Siga
bottom of page